Prêmio Rio Moda Hype – Verão 2013

1 06 2012

O terceiro dia de desfiles começou cedo no Fashion Rio. O prêmio Rio Moda Hype – o desfile de novos talentos da moda brasileira – leva à passarela uma versão reeditada do evento. Apenas 5 estilistas. Akihito Hira, Sann Marcuccy, André Lucian, Antonio Bizarro e Martins Paulo são os protagonistas da 16ª edição do projeto.

 

O primeiro a desfilar é o Brasiliense Akihito Hira, já conhecido da comunidade da moda. O nipônico criador traz uma alfaiataria esportiva, inspirada  nos remadores. ‘Rowing’ é o título da sua nova coleção. A água inspira a cartela de cores, misturando gamas de azuis e verdes com muito branco. Estampas circulares e com muito movimento são um dos destaques da coleção.

 

 

A prata da casa, o carioca André Lucian se inspira no princípio da dualidade humana, estampas florais e listrados abstratos são um ponto de partida. A modelagem vem com cortes retos e bem descomplicada, deixando as peças com uma leveza praiana.  Cores fortes como o Azul Klein o laranja intenso em tecidos nobres como a seda e a renda, mostram que o designer está em sintonia com o espirito do tempo.

 

 

 

A fotografia de Sebastião Salgado foi o marco para a criação da coleção de Antônio Bizarro. Retratos de 1989 dos portos de desmantelamento de navios em Chittagong, foram a fonte de inspiração para o estilista mixar duas culturas. Do ocidente temos uma peças bem cortadas aos moldes de uma boa alfaiataria. Do oriente sai um flerte com a cultura indiana,  sáris, típicos na Índia e Bangladesh, e peças que surgem de tecidos quadradas ganhando forma através da moulage.

 

 

 

Martins Paulo, traz a mitologia indígena brasileira para passarela. O piauiense apresenta ícones nativos inseridos de formas gráficas. A ideia da coleção surge do mito de Zabelê, que conta a lenda de dois amantes que foram transformados em pássaros. De forma literal o designer aplica penas em suas peças. O Azul Klein e o Laranja intenso mais uma vez aparece na passarela confirmando que esses serão as cores da próxima estação.

 

 

 

San Marcuccy  mostra sua versão da Tropicália na temporada Carioca. Ele e Victor Dzenk beberam da mesma fonte, contudo mostraram trabalhos distintos. A coleção de Sann tem um cheiro minimalista, é sensual mas chique. As formas são bem estruturadas nas partes de cima e  fluidas na parte de baixo. A transparência e os plissados também marcam presença nessa coleção.

 

 

Cecilia Lima

Fotos Agência Fotosite

http://closetonline.com.br/noticia/jornalismo+de+moda/Semanas%20de%20Moda/7219/Pr%C3%AAmio+Rio+Moda+Hype+%E2%80%93+Ver%C3%A3o+2013

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: