Rio Moda Hype tem costas de fora e femininalidade retrô

29 04 2013

O Fashion Rio começou na Marina da Gloria, na capital fluminense, com as apresentações dos cinco finalistas do Prêmio RioModa Hype. Os 50 looks das jovens marcas, algumas com menos de um ano de vida e apenas de moda masculina, mostraram roupas com ênfase na feminilidade e preocupação com o acabamenteo e modelagem que, por vezes, falta em grifes mais antigas.

 

Costas à mostra, silhueta mais reta, estampas e geometria deram o tom ao desfile, que revela novos talentos onde já desfilou, por exemplo, Vitorino Campos, agora no São Paulo Fashion Week. Um masculino moderno nada careta e um jeanswear em preto e branco também foram o destaque desses novos e promissores estilistas

 

Unak
A estilista Bruna Santini apresentou, pela segunda vez, sua marca Unak no evento. Ex No Hay Banda e especialista em lavagem de jeans, Bruna criou peças em patchwork geométrico com jeans mais leves ou mais pesados, sempre em preto e off-white sobrepostos e vazados. Inspiradas no esmeril, ferramenta para polir, as peças vieram com corte de alfaiataria e enfatizaram a silhueta reta e cortes cropped, mesmo para as calças masculinas. Destaque para o maiô de jeans preto vazado sob jaqueta branca. Costas à vista também foram enfatizadas na coleção.

 

Acolá
Inspirada na última mulher de Picasso, a grife Acolá, de Lais Abbate e Beatriz Correa, trouxe o tema Retrato de Jacqueline Roque, baseado em dois quadros do pintor francês. Com retrô, as modelos portavam lenços com laço na cabeça, saias, vestidos, calças  e blusas estampadas com flores em tons de lilás e verde, além de geométricas em p&b. Bem terminada e superfeminina, as garotas com loja em Pinheiros, em São Paulo, mostraram bem o foco da marca. Nos pés, scarpins de salto grosso forrados com os mesmos tecidos usados, que podem ir bem com roupas lisas também.

 

Marie Raz
A paulista Mariana Razuk chegou há seis meses de Berlim, onde morou por três anos e estudou moda. Criou sua marca há seis meses e mostrou uma roupa masculina com perfume da Provence, sul da França, de onde trouxe a inspiração. Com calças largas e cropped, sobreposições, túnicas, coletes, paletós retos, tons de cinza, areia, lilás, verde, os homens da marca batizada de Marie Raz são modernos e descolados, com suas peças em linho e seda.

 

A própria estilista confessa que são roupas unissex: “eu provava e tinha vontade de usar”.  Sim, talvez alguns homens não estejam preparados, mas o ar moderno e o acabamento impecável podem fazer com que eles mudem de opinião. E as mulheres também podem beber dessa fonte.

 

Helena Pontes
A estilista pernambucana há cinco anos radicada no Rio de Janeiro trouxe peças de cortes geométricos em tons de pedras lavas vulcânicas, com detalhes em vermelho e amarelo cítricos. Helena apostou em silhueta mais larga, que trouxe dobraduras nas mangas e golas, feitas a partir das formas cônicas dos vulcões, mote da obra da artista plásticas de seu estado natal, Isabela Stampanoni, em cujas obras se inspirou. Recortes e detalhes nas costas deixam as peças ainda mais femininas, apesar de algumas terem um quê masculino.

 

Wasabi
As sócias Ana Wambier e Daniela Sabbag também se inspiraram nos quadros de Gabriela Machado para as estampas de sua coleção O Duplo. Mistura de cores das pinceladas dos quadros com preto e branco, além de listras, formam um belo e feminino caleidoscópio de estampas, em peças com sobreposições e transparências. Saias anos 50 amplas, calças mais justas e cropped. Tudo por conta das sedas, organzas, linhos, viscose e fios metálicos.

 

As cinco marcas vencedoras do Prêmio Rio Moda Hype mostraram suas criações no primeiro dia do Fashion Rio, nesta segunda-feira (15), na Marina da Glória, no bairro Flamengo, na capital fluminense. Veja imagens do desfile, com as coleções de Bruna Santini (Unak), Lais Abbate e Beatriz Tavares (Acolá), Mariana Aguiar (Marie Raz), Helena Pontes (Helena Pontes), Ana Wambier e Daniela Sabbag (Wasabi):
Foto: Bruno Santos / Terra

 

http://moda.terra.com.br/fashion-rio/desfiles/rio-moda-hype-tem-costas-de-fora-e-femininalidade-retro,9d5ecfd619f0e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

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